VAMOS FALAR DE PLANO DE CARREIRA !!
Principais etapas para montagem do plano de carreira
Plano de carreira: indica os possiveis caminhos para o desenvolvimento e crescimento de cada colaborador, de acordo com a sua especialização..
Plano de remuneração: indica as faixas salariais adequadas para cada empregado para que se mantenha o equilíbrio salarial interno e externo com o mercado de trabalho e para que viabilize o reconhecimento do desempenho também por meio do salário.
Plano de treinamento e desenvolvimento: proporciona oportunidades de desenvolvimento coerentes com o plano de carreira.
Plano de avaliação de desempenho e potencial: fornece o consenso sobre os caminhos para o alinhamento das capacidades das pessoas e necessidades da empresa.
O que é plano de carreiras
- É o instrumento que define as carreiras existentes na empresa, indicando a cada colaborador os caminhos de que dispõe para o seu desenvolvimento.
- Define, ou um conjunto de cargos que se sucedem quando o profissional evolui em sua carreira, ou um conjunto de níveis de capacitação para o exercício de cargos de complexidade e versatilidade crescentes.
- Define também as competências e o comprometimento com os resultados exigidos em cada posição da carreira.
- A titulação dos cargos deve expressar com clareza o tipo das atividades exercidas pelo ocupante do cargo.
- O plano de carreira é utilizado como instrumento de fundamentação para ações de Planejamento, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento, Avaliação e Remuneração dos empregados..
Principais etapas para montagem do plano de carreira
- Descrição de cargos
- Competências dos cargos
- Avaliação de cargos
- Classificação de cargos
- Pesquisa salarial
- Estrutura de cargos
- Plano de carreira
- Plano de remuneração
- Plano de treinamento e desenvolvimento
- Plano de avaliação de desempenho e potencial